domingo, 7 de fevereiro de 2010

SERRA PELADA



Olá mais uma vez pessoal, hoje eu vi uma matéria muito interessante do meu querido amigo Marcelo Tas quando ele ainda vivenciava o seu papel que o projetou na Tv brasileira que éra o irreverente repórter Ernesto Varela,Bem a materia que ele fez foi sobre a serra pelada.
Eu já conhecia claro a serra pelada pela tão famosa corrida amarela ou corrida do ouro, mais quando me aprofundei no assunto,comecei a pesquisar mais e vera lgumas matérias e fiquei admirado com as informaçoes que eu encontrei.

Como pode ser ver nesta foto o local era um verdadeiro formigueiro humano, e era como a midia nacional e internacional chamava a serra pelada. Eram em media 40.000 homens trabalhando dentro de um buraco que chegou a mais de 180 mts de profundidade.
A corrida frenética pelo ouro duro até meados de 1986 quando quase chegando a 200 mts de profundidade e se alcançou o lençol freático que inundou todo o local, fazendo assim que a extração do ouro desenfreada fosse interrompida.

Isso é o que sobrou hoje em dia da serra pelada, um lago imenso que chega aos 200 mts de profundidade, o local ainda tem muito ouro, porem agora a extração é feita de maneira organizada e por cooperativas que possui maquina de ultima geração.

Bem eu postei sobre a serra pelada pois foi um acontecimento que marcou a historia do nosso pais, quem nunca abriu um livro de historia do brasil e viu uma foto de centenas de homens se aglomerando dentro de um buraco, Bem muitos destes homens estão pobres pois nao chegaram a ter sucesso na busca pela riqueza e muitos ainda se encontram em serra pelada que se tornou um lugar de muita pobreza com doenças e prostituição infantil. A ferida que abriram se fechou pela agua porem as cicatrizes ainda esta marcada em muitos desses homens que passaram por la.



2 comentários:

Jaqueline Oliveira disse...

Nossa, fico imaginando o número de homens q devem ter morrido por isso...Se hoje em dia é super perigosa essa atividade, imagina nesse periodo. estudei na faculdade sobre esse periodo e é uma história muito interessante.

C & I disse...

Esta semana a record estava exibindo um docuemntario sobre isto,a cidade deles ainda esta um caos,eu nem tenho o que falar isso aidna é a nossa vida! sempre atars de ouro serra pelada e o reatrato do desespero humano doi o coração ver fotos em que o ser humano se junta pelo dinheiro,serra pelada é historia,e você descreveu muito bem sem palavras ,muito bo mseu blog vou vir aqui sem duvidas mais vezes

Bom vou te esperar no meu blog no dia 21 de fevereiro de 2010 estreía o novo layout casa nova,entrevistas pra la de especias e surpresas surreais

http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/

Passa la pra conhecer ta?

Postar um comentário